Artigo do dia

domingo, 13 de junho de 2010

Empreendedorismo social e o impacto positivo na sociedade


Empreendedorismo social, aos que não tem muita intimidade com o termo, é uma ação inovadora de contribuir positivamente com a sociedade, com ou sem fins lucrativos. Contribuir positivamente com a sociedade significa trazer soluções efetivas para problemas sociais e ambientais existentes de uma nova perspectiva. O empreendedor social acelera o processo de mudanças e inspira outros seguidores a se engajarem pela mesma causa, através de ferramentas que possam maximizar o retorno social.


Apesar de ser um termo relativamente novo no mercado,lançado por Bill Drayton nas décadas de 80 e 90, tornou-se destaque nos últimos anos junto de outros temas semelhantes como: sustentabilidade, responsabilidade social, responsabilidade ambiental, empresa verde, entre outros. E é justamente pela sua importância que cabe algumas palavras sobre tal. Se nos lembrarmos de uma década atrás, vivíamos numa sociedade muito mais sustentável do que hoje. Para comprar um refrigerante ou cerveja, levávamos a garrafa e fazíamos a troca, um belo exemplo de logística reversa, onde a cadeia produtiva das empresas se responsabilizam pelo fim dos dejetos de seus produtos.


Hoje ainda podemos fazer isso quando compramos uma cerveja, todavia sabemos que o hábito reduziu drasticamente e no caso de refrigerantes já não praticamos mais tal atitude. Outro exemplo clássico é o de nossos eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, que antes do anos 90 eram produzidos para durarem décadas, e hoje trocamos com muito mais freqüência e nos incomodamos mais também, por defeitos ou quebras.


Esse novo panorama é, sem dúvida, o reflexo de uma economia capitalista e consumista em que vivemos atualmente, contudo o choque de consciência que estamos passando nos faz acreditarmos que iniciaremos um novo ciclo nunca vivido, o que não é tão verdade, diante dos exemplos acima. Independente de voltarmos aos velhos tempos, em que aproveitávamos mais os produtos, desperdiçávamos menos e agredíamos menos a natureza, estamos num caminho evolutivo, pois os motivos são diferentes e isso sim é o que importa.


Diante desse movimento surgem empreendedores sociais com um trabalho excepcional, que independente de obterem lucro ou não com os seus negócios, visam trazer benefícios sociais numa comunidade local ou nacional. Casos como os de David Hertz, Daniel Machado, Cláudio e Suzana Pádua, Cláudia Cotes, entre outros são retratados no prêmio empreendedor social e são um exemplo a ser seguido. Empreendedor Social, criado pela Folha de São Paulo, tem como objetivo identificar líderes de cooperativas, empresas sociais (do setor privado e que distribuem o lucro em benefício da sociedade), ONGs e pessoas físicas que desenvolveram iniciativas inovadoras e sustentáveis para benefício da coletividade.


Convido a todos os interessados a lerem um pouco mais sobre o case desses empreendedores do futuro e se inspirarem nos seus objetivos. Segue o link do evento:


http://www1.folha.uol.com.br/folha/empreendedorsocial/


Essas iniciativas inovadoras visam trazer um impacto positivo para sociedade, e é nesse caminho que nós, como empreendedores de nossas vidas, podemos buscar novas oportunidades e nichos de empreendimentos. A sociedade agradece!


Escrito por Guilherme Reitz

www.iniciativaempreendedora.blogspot.com

Nenhum comentário: